ブラジル弓道会=Associação Brasileira de Kyūdō

No dia 15 de fevereiro de 2008, foi oficialmente fundada a Associação Brasileira de Kyudo ou, em japonês, ブラジル弓道会 (Burajiru Kyūdō Kai), em reunião realizada no ICBJ, Rio de Janeiro.

Estavam presentes na reunião: Nobuo Yanai, Omar Ruiz, Akemi Ono, Fernanda Costa, Elmo Brandão, Álvaro Ruiz e eu mesma, Elisa Figueira.

Continuamos em busca de interessados a participar e também de um local para nossa sede, mas já como um primeiro evento de nosso Kyūdō Kai pretendemos promover uma apresentação com Yoshiko sensei, da Federação Americana de Kyūdō, que estará passando pelo Brasil durante a Semana Santa.

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

45 comentários sobre “ブラジル弓道会=Associação Brasileira de Kyūdō”

  1. Olá,

    Já pratico Kendo no instituto Nikkei do Cosme Velho, e gostaria de saber como posso participar do projeto de vocês. Abraços.

  2. Oi Dantas,

    pretendemos agendar a apresentação da Yoshiko sensei no próprio Nikkei. Nessa ocasião, espero que você possa vir para conversar conosco!

  3. olá, Dantas

    Sou sergio K Matsuoka

    Pratico arco e flecha a mais de 15 anos tenho uma pequena escolinha, e estamos fazendo algumas apresentaçao do arco e flecha na associaçao nipo brasileira de cuiaba – mt – Mato grosso, tambem tive a oportunidade de praticar o kyudo no japão na cidade de NAGAHAMA, mas gostaria de continuar aqui no brasil pois ja temos bastante adepto ao arco e flecha e que gostariam de praticar o kyudo, O que voces poderiam contribuir para nos ajudar, pois temos os alvos anteparos cavaletes, arcos e flechas em abundancia, estamos construindo um DOJO, e damos curso de fabricação de flechas(TAQUARA) e arcos (SIRIVA E BAMBU). ENTÃO AJUDA GENTE AI!!!!!!!!!!!!!

  4. Olá Sérgio!

    Eu sou interessado no aprendizado do Kyudo, porém sou do RJ, de modo que você poderíamos nos ajudar, aproveitando sua experiência no Kyudo para ajudar a disseminar o mesmo aqui no Rio. Por exemplo: o preço do equipamento de Kyudo é bastante caro, quase proibitivo, de modo que seria extremamente útil que você viesse ao Rio dar um curso desses para a gente. Assim você lucraria, e poderia reinvestir na sua escola. Vamos manter contato.

  5. Oi Sérgio, Oi Dantas!

    que bom ver que estão animados! 😀
    No momento, só posso dizer que estamos lutando contra as adversidades por aqui também…! Parece que seu dojo está bem mais adiantado que o nosso, Sérgio, então não sei bem como poderia de ajudar… mas, como disse o Dantas, vamos manter contato! よろしく おねがいします!m(__)m

  6. Elisa e Sérgio, vamos manter contato por msn ou diretamente por email. Podemos fazer uma lista de email no Yahoo, por exemplo. Meu msn é cvdantas@hotmail.com. Se quiserem me adicionar, fiquem à vontade. Se vocês se interessarem, vamos trocar algumas idéias. Quero ver o Kyudo acontecer aqui no RJ.

  7. Por favor, procuro por um centro em Porto Alegre, para iniciar meu aprendizado. Existe algum lugar recomendado por aqui?

  8. Oi Adriano,
    sinto, mas até onde sabemos nossa iniciativa é a primeira, então não há nenhum lugar que possamos indicar por aí! 😐

  9. Nelson,

    como digo sempre: até onde sabemos, não outro lugar no país em que haja kyudo — inclusive (curiosamente) em SP… Como há lojas aí vendendo material supostamente para kyudo, acredito q deva existir em algum lugar… se vc achar algo, pode nos avisar?
    obrigada!

  10. Oi, Elisa.
    Em primeiro lugar, parabéns por ter conseguido trazer o Kyudo para o Brasil e ter montado um dojo!
    Também escrevo de SP e já há alguns anos procuro um dojo. Cheguei a entrar em contato com dojos nos EUA, Europa e Argentina mas não consegui nenhuma informação sobre um dojo no Brasil e em especial em SP. Houve uma única referência passada pela ANKF mas infelizmente o sensei em questão não estava mais no endereço (que também ficava fora da cidade de SP).
    Em SP há muita gente interessada em Kyudo e seria muito fácil montar uma turma aqui e também conseguir um dojo.
    Seria possível, de alguma maneira, criarmos um “intercâmbio” ou algum grupo de estudo, ainda que quinzenal ou mensal, trazendo Yanai-sensei ou Kawamoto-sensei para cá?
    O que acha da idéia?
    É viável?
    Aguardo seu contato.
    Marcos

  11. Saudações a todos
    Gostaria de me apresentar a todos.
    Meu nome é Fernando Sales Melo,morei no Japão por 13 anos aonde pratiquei Sado(cerimonia do chá)pela Dai NIhon Sado Gakai ,Iaido (Toyama Ryu)e kyudo.
    No kyudo possuo a graduação de 5ºDAN.
    Retornei ao Brasil em dezembro de 2007,seis meses atrás.
    Quero parabenizar a todos pela inciativa
    de montar a associação!
    Tive a oportunidade de ver varios saite sobre kyudo no Brasil.O de vocês me chamou a atenção pela seriedade!
    Mas uma vez parabéns!
    Me despeço aqui!
    Obrigado.

  12. Me interesso muito pelo kyudo e gostaria de saber onde posso pratica-lo pois moro em Niteroi.Parabens pela iniciativa. Obrigado.

  13. Oi Marta,

    como digo sempre, até onde sei, continuamos a ser o único local a oferecer kyudo no Rio e no país.

    Há inclusive uma pessoa de Niterói praticando conosco.

  14. Olà!
    Sou Acupunturista e praticante de Artes Marciais(Nei Kung e Iaido). Gostaria de começar a pràtica do Kyudo, mas aqui em BH não tem. Como faço para ter aulas aì no Rio?
    A propòsito, o trabalho de vocês è de excelente qualidade.
    Aguardo informao~es.
    Pimenta.

  15. Oi Pimenta

    como disse para o Daniel:
    graças ao Seminário pude ter certeza absoluta de algo de que já tinha (bastante) certeza: não há grupos praticando kyudo em São Paulo — nem provavelmente em outro lugar do país, já que Yanai-sensei e eu fomos os únicos praticantes a aparecer para conversar com os senseis!!!

    Agora, vc tem disponibilidade para vir no Rio pelo menos uma vez por semana (3a. ou 5a.)???

  16. Olá.
    Gostaria de saber se vocês poderiam fazer uma palestra sobre Kyudô.
    A palestra seria realizada em Barra Mansa- RJ.
    Espero resposta,
    Acácio, do Anime Dark

  17. Olá, moro no estado do Rio Grande do Sul, próximo à capital Porto Alegre. Sou um amante da Arte do Arco em todas suas variações. Estou familiarizado com o Longbow Inglês e recentemente estou formando uma arqueria junto com alguns companheiros e fabricando arcos. Gostaria de saber se possuem planos de fazer realizar alguma aprensentação de Kyudo aqui no sul do país.
    Grato por sua atenção,
    Bruno Morassutti

  18. oi bruno
    como sempre digo pro pessoal, por enquanto ainda não estamos em condições de ir a lugar algum… infelizmente. espero q ano q vem a situação mude, contudo! vamos torncer, né?

  19. Olá Sérgio, gostaria que entrasse em contato comigo, fiquei mto interessada no curso de fabricação de arco e flecha,mais ainda ao saber que é na Taquara(moro na Pça Seca)Existem mtos espaços e clubes por aqui como JPA Tenis Clube e o JPA Country Clube, com espaços de sobra e pouquíssimos esportes. Infelizmente a prática do Kyudo só acontece em bairros da Zona Sul e Norte, no horário da noite, o que dificulta a participação das pessoas que moram em bairros mais distantes.
    Tenho gde interesse em treinar Kyudo, entre em contato comigo meu e-mail é sigridcampos@yahoo.com.br.
    Vlw Sucesso!!

  20. olá a todos
    sou de são paulo e há muito tempo venho procurando cursos e aulas relacionadas á cultura japonesa, e dentre elas está o kyuudo.
    infelizmente, não encontrei em sao paulo nenhum local que oferecesse aulas de arqueria japonesa. o máximo q encontrei foi o bandeirantes, que tem um professor descendente de japoneses e que explica mais ou menos o que é o kyuudo.
    porém, meu objetivo é o kyuudo em si e nao arqueria ocidental. fiquei animada ao saber que foi fundada a Associação Brasileira de Kyudo, mas ainda não encontro nenhum lugar pra praticar.
    se possível, gostaria de receber informações relacionadas a isso, afinal, já faz mais de 5 anos que este plano nao sai do papel. pela falta de informações, acabei por não procurar mais pelo esporte, mas com a abertura da Associação Brasileira de Kyudo, creio que finalmente poderei ter algum retorno.

    sendo assim, peço ajuda aos que puderem me trazer alguma notícia.
    meu e-mail é
    satie.goto@hotmail.com

  21. Olá. Sou colombiano e vou morar em Brasilia. Gostaria de saber se ha alguma turma de treino no DF. Sei do kenjutsu e Iaido, mas nao acho nada na Internete que fale de Kyudo em Brasilia.

    Adeus…

  22. Olá, moro em São Paulo, e gostaria de saber se há algum curso de Kyudo aqui, pois já procurei e até o momento não achei.

    Desde ja grato.

  23. Adriano e Satie

    realmente ainda não há nada em sp mas têm um pessoal se organizando, quem sabe esse ano ainda não sai? quando eu souber mais aviso no site… recomendo vcs entrarem no grupo kyudobrasil do yahoo!

  24. Ei pessoal, eu sou amigo do Sergio, já treinei com ele inclusive, to interessado em comprar um yumi logo, no meu caso é uma necessidade… Eu tenho quase 2m de altura e minha envergadura é mto grande… N tem arco improvisado q me sirva pra abertura de braço… Tem outros problemas tb… Enfim… Decidi comprar um yumi adequado pro meu tamanho, mas preciso de uma orientação de como fazer isso… Sei q vai sair caro pra diabo… mas fazer o q… Sou apaixonado por kyudo há anos… sonho com isso de noite até… então preciso logo dar um jeito nisso…
    Alguém tem como me ajudar?

  25. Oi, meu nome é Victoria, tenho 14 anos, e vendo anime, sim, ANIME, em especial Inuyasha, me encantei pela personagem Kikyou desde uns anos atrás. Ela é uma miko que porta um arco e flecha japones. Somente agora, fiquei sabendo da existencia do kyudo. E quero desesperadamente fazer. Moro em São Paulo, perto do bairro Liberdade, onde se pode achar a maioria das coisas orientais 😀 só que lendo algumas postagens vi que nao possui kyudo na liberdade, queria saber se agora ja tem ou se tem um dojo que posso fazer *-*
    Obrigada pela Atençao

  26. Oi Wanderson e Oi Victoria,

    infelizmente a situação ainda não mudou pra vcs, ie, ainda não há dojos em SP ou BH…

    quanto a InuYasha (eu tb vejo!) realmente é exatamente aquele tipo de arco e flecha que se usa em kyudo. em animes, volta e meia aparece algum personagem fazendo kyudo… pode reparar! 😉

  27. gostaria d saber se no interior do estado do RJ tem ond aprender =D
    e na capital tem?? se tiver pode dar um numero de contato pra eu me informar melhor??? >.<
    brigado o/

  28. Olá, Sidnei.

    Atualmente no Brasil todo, só existem praticas semanais de Kyudo no Rio de Janeiro e em Brasília.

    No Rio (capital) os treinos são realizados no Bairro da Tijuca, todas as terças e quintas-feiras das 19:00 às 21:00 no Clube Municipal do Rio de Janeiro:
    http://www.clubmunicipal.com.br/

  29. Konnichiwa,

    Moro em fortaleza, distante dos grandes centros que congregam a cultura japonesa, mas tenho um grupo de colegas praticantes de Aikido que gostaria de conhecer mais e praticar o kyuudo. Haveria algum meio de irmos ate o grupo de vocês e eventualmente trazermos alguém do seu grupo periodicamente para ca com o fim de iniciarmos esse trabalho?
    Arigatou gozaimashita

  30. Oi Álvaro, isso é possível com certeza! dá uma olhadinha no nosso post de kyudo a domicílio! e escreva um email para combinarmos os detalhes!

  31. Olá, gostaria de saber quais as diferenças técnicas do kyuudo para o arquerismo ocidental, não levando em conta a parte filosófica e marcial, do budô, mas sim os aspectos mais técnicos da prática. Atiro com arco a pouco tempo, pratico Iai Jutsu a um bom tempo, tenho noção do budô, e estou aprendendo arqueirismo, mas me interesso muito pelo kyuudo.

    Abraço!

    1. oi Victor
      bem, há diversas diferenças no tocante ao material (há diversos posts neste site onde vc pode ver fotos e descrição do arco, da luva e outros materiais que usamos). Há também uma enorme diferença no formato do tiro – isto é, tanto no modo como entramos e saímos da linha de tiro (não é só andar até lá e começar a atirar) e também na maneira como se puxa o arco (divida em 8 movimentos – o famoso “hassetsu”) que é diferente do estilo ocidental (visto por exemplo num filme de Robin Hood). Tente olhar vídeos de kyudo na internet q vc vai percer essa parte fácil, fácil! 😉

    1. Olá, Marcos.
      Até pouco tempo existia um grupo de Kyudo em Fortaleza sob a coordenação de Álvaro Tachibana. Por favor entre em contato, enviando um e-mail para IGORPRATA {em} GMAIL {ponto} COM para eu lhe passar mais detalhes.

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil