O que é Kyudo?

Kyudo é a palavra japonesa usada para se referir à prática de arco e flecha típicos desse país. Mais exatamente, a essa prática como é feita nos dias de hoje, já que até cerca do século XVII costumava-se chamar kyujutsu às técnicas de tiro com arco.

Uma tradução possível para kyudo é “caminho do arco” (assim como se costuma falar também em “caminho do guerreiro” para bushidō etc.). Esse tipo de tradução, que, a princípio, soa estranho para alguém que veja o arco e flecha como um esporte ou mesmo como uma arte marcial, nasce do fato de a tradição Zen-Budista, que tanto influenciou o kyūdō e outras tradições orientais, encarar esta arte não como um fim em si, mas como um caminho para algo maior, para a obtenção de harmonia pessoal e espiritual.

Isso não significa, de forma alguma, que a prática do kyudo (ou de outra arte marcial qualquer, diga-se de passagem) seja restrita aos budistas ou xintoístas. Hoje o kyudo é praticado em diversos países do mundo, por milhares de pessoas – homens, mulheres e crianças –, e certamente apenas um número reduzido delas pratica ou entende uma dessas religiões.

A marca do budismo e do xintoísmo é, contudo, inegável dentro do kyudo, como elementos importantes e intrínsecos que são dentro da própria cultura japonesa em geral. Elas se materializam na forma, na vestimenta e, claro, na ideologia por trás de tudo. Ainda assim, o kyudo, para aqueles que não têm particular interesse no budismo ou xintoísmo, não deixa de ser uma arte ou uma prática atraente, uma vez que alia o exercício físico à beleza estética de uma dança e à reflexão da prática filosófica ou meditativa.

o Bem, a Verdade e a Beleza
Os valores do Kyudo

 

 

Além disso, o kyudo é uma arte marcial altamente ligada à meditação e cujos objetivos máximos são Shin-Zen-Bi, isto é, a Verdade, o Bem e a Beleza.

Quando perguntado “o que é a Verdade?”, diz-se que um mestre arqueiro pegou seu arco e disparou uma flecha, sem proferir uma única palavra, permitindo que sua maestria com o arco servisse como medidor de seu progresso como “arqueiro que trilha o caminho do arco” e, assim, mostrando o conhecimento que um arqueiro obtém da realidade, ou seja, da Verdade.

Por essa prática diligente, o confucionismo ensina que o arqueiro irá se tornar moralmente bom (Zen) e que esta sinceridade de seu caráter irá estimular o senso estético de qualquer um o assistindo em um nível intuitivo, emocional – dando ao desempenho do arqueiro uma beleza que emana não só da sua habilidade técnica, mas também da maturidade emocional e da sinceridade espiritual do mesmo.

23 comentários sobre “O que é Kyudo?”

  1. Qual a idade máxima para se iniciar? O material deve ser adquirido antes de inicar a primeira aula?

    1. Oi Antonio!
      Não há idade máxima nem é preciso comprar nada antes de começar! Sugiro que você assista a uma aula para saber melhor como é o treino. (^_^)

  2. Ola, eu pratico Aikido e sou muito interessado (assim como meus colegas de treino) tambem em praticar Kyudo, gostaria de saber se tem alguma possibilidade de se abrir uma escola em Porto Alegre (RS).

    Obrigado!

    1. Olá, Victor.
      Muitas pessoas nos escrevem de Porto Alegre para montar um Seminário lá. Se estiver interessado em somar força com eles, deixe o seu contato comigo IGORPRATA {em} GMAIL {ponto} COM

  3. para a pratica do kyudo em casa,qual o local,espaço,comprimento,altura,largura,ventilação,iluminação apropriados?
    obrigada

    1. Olá, Dara.

      Esta pergunta não é trivial. Depende de que parte do treino do Kyudo deseja realizar em casa.

      Treinos como Hasetsu (os 8 movimentos básicos) com as mãos livres, ou com um gomu yumi, podem ser realizados em um cômodo pequeno sem problemas: na minha casa faço em uma sala de 2.5m x 2.5m .

      Já, se desejas praticar com o Yumi (o nosso arco) sem disparar a flecha, ou contra um Makiwara, precisará de um cômodo de 3m x 4m no mínimo. Porém, o real problema em nosso caso é o teto – precisará de uma altura de no mínimo 3m mas isso depende de sua estatura.

  4. Olá, sou praticante de meditação e artista marcial, gostaria de saber aonde e qdo posso assitir uma aula no Rio de Janeiro, muito obrigado.

    1. Oi Fernanda, ainda não há nenhum grupo praticando em Minas. No segundo semestre estamos planejando um seminário em Uberlândia. Caso você queira tentar organizar um grupo em BH, teremos prazer em ir até aí também! =]
      Se quiser mais detalhes escreva para nossos email: kyudo.kai.rj@gmail.com

    1. Olá, Felipe.

      Ainda não existe nenhum grupo ligado à Federação Internacional treinando em Ribeirão Preto. Recomendamos que faça uma visita ao grupo de São Paulo para conhecer mais sobre Kyudo e como ajudar a montar uma turma em sua região.

  5. Gostaria de indicação de bibliografia introdutória de Kiudo? Desde já agradeço. Em português ou espanhol. Obrigado.

    1. Olá. A Federação Internacional de Kyudô possui um único livro oficial (em 4 volumes), que se chama “Manual de Kyudô” (“Kyudo kyohon”). O primeiro volume desse livro é o mais indicado para iniciantes. Infelizmente não há tradução dele para a língua portuguesa ou espanhola.

  6. Salve, gostaria de saber se há alguma possibilidade de o grupo fixar alguma filial aqui na região sul fluminense do RJ, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, etc. Abraço.

    1. Bernardo,
      a palavra “filial” não é muito adequada para o nosso projeto. Nós somos um grupo de interessados que apoia outros grupos de interessados – tudo sem fins lucrativos.
      Como não moramos perto, para que isso aconteça o funcionamento é o mesmo de sempre: é preciso que algum de vocês venha nos procurar no nosso dojo (no Rio) ou em outro dojo (cf. o link “onde praticar”). Ou então que nos convidem até aí para fazermos um pequeno workshop com o grupo de interessados. Se tiver outras dúvidas, escreva para nosso email: kyudo.kai.rj @gmail.com

    1. Olá, Vania,

      Ainda não, mas se está interessada em praticar, haverá um Workshop entre os dias 19 e 20 de Outubro em sua cidade. Nele discutiremos como um grupo poderá ser montado em Curitiba.

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil