Começa o projeto Kyudo

Esse é só o início. A partir de agora precisamos da colaboração de todos, então sinta-se convidado a colaborar!

Esse espaço é reservado para suas opiniões, sugestões e discussões que possam surgir. Aproveite.

13 comentários sobre “Começa o projeto Kyudo”

  1. Senhores, fui praticante de Judo durante 21 anos, pratico cartatê 10 anos e a 4 pratico o Kendô. A muito tempo li sobre a o Kyudo e muito me fascinou a profundidade desta arte, o livro a arte cavalheiresca do arqueiro Zen re-acendeu a chama de querem conhecer o Kyudo e fico muito feliz com a iniciativa. A harmonia entre o arco, a flexa, o praticante,a sua respiração e os oito movimentos mencionado neste site, certamente no propcia um meio para entender e nos ajudar na busca pela verdade dos tempos modernos, assim como uma shinken katana está para o IAI e um Shinai e Boken estão para o Kendo. O arco e a flexa estão para o Kyudo. Todos devem estar em harmonia com o praticante formando a unidade. Gostaria muito de poder conhecer esta arte.
    Parabéns pela iniciativa !!

  2. Senhores, mais uma vez parabens pelo site e pela iniciativa. Num país tão grande como o nosso, em que há um grande número de imigrantes japoneses e descendentes, e cuja cultura encontra-se fortemente influenciada pela cultura oriental, era estranho não se encontrar um local para a prática do Kyudo, mesmo sabendo que, mais acentuadamente que outras artes, Kyudo possui um aspecto muito mais formal, tradicionalista e filosófico. Já venho procurando uma maneira de estudar o Kyudo há anos e, por meio da Federação Norte-americana descobri o nome do Sr. Yanai, com quem venho conversando e que agora passo a chamar de Sensei Yanai, tendo descoberto que é 1º Dan de Kyudo. Aqui em Brasília somos pelo menos 5 (cinco) pessoas com firme propósito de aprender o Caminho do Arco.
    Domo Arigato Gozaimashita,
    Ricardo Lopes

  3. Caros, Nunca pratiquei porem tenho muito interesse em aprender a arte do Kyudo, há 2 anos tenho procurado aqui no Rio de Janeiro uma instituição ou grupo como o propósito de estudar e praticar o Kyudo, mais sem êxito. Parabéns pela iniciativa e espero que logo o projeto se concretize . Abraços Hudson

  4. Olá senhores, sou Kenshi a alguns anos e gostaria de saber onde posso encontrar senseis de Kyudo aqui no Rio de Janeiro.

    Abraços a todos.

  5. boa tarde,

    moro em uma colônia japonesa no Pará, e estamos criando a associação de kendo de Tomé-Açu. Temos também um interesse especial para implantar o Kyudo.
    gostaria de saber como vocês poderiam nos ajudar nesta tarefa.

    Agora, no dia 28 de abril, estamos recebendo a visita do Kogima sensei, Presidente da Confederação Brasileira de Kendo, para oficializar o Kendo.

    E em um futuro proximo tambem gostarias de implantar o Kyudo.

    Grato

  6. Sou presidente da AKTA, associação de Kendo de Tomé-Açu, sou descedente de Samurai e minha família pratica Kendo e Kyudo há muitos anos, porém como sou médico quase não tive tempo de praticar essas artes marciais. Estamos com o projeto de Kendo desde 2008 e temos muita criança já praticando.

  7. Sete anos em uma arte, dois anos também praticando outra.
    Assim como o Hudson e o Dantas dos comentários acima,

    Estou aguardando pelas aulas de Kyudo no Rio de Janeiro.

    Uma resposta por e-mail
    Quando o Kyudo for implementado aqui?
    Domo!

  8. Oi Hana

    espero q vc tenha visto o mais novo post. É possível praticar kyudo aqui no rio sim! (desde o meio do ano passado…!)

    espero seu contato!

  9. Oi Roberto

    suponho que vc seja conhecido do Galvão? Ele támbém faz kendo aí no pará e entrou em contato comigo há algum tempo…

    bom, como avisei, agora já estamos podendo praticar de novo então fica mais fácil se vcs quiserem vir até aqui. Precisamos pensar melhor sobre como fazer isso… Quando o Yanai-sensei voltar de viagem, conversaremos melhor!

  10. Ola Elisa

    Gostaria de confirmar se ainda existe o espaço para a prática do Kyodo no RJ.

    Tenho interesse em conhecer e praticar esta arte.

  11. Espero que o Kyudo chegue logo em São Paulo, sou praticante de Judo, e umas das outras Artes marcias que eu gostaria de pratica é o Kyudo

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil