Elisa-sempai se despede do Brasil… por um tempo

com a flecha artesanal feita pelo René

Está notícia é importante para todos os praticantes de Kyudo do Brasil que treinaram nos últimos 4 anos. Elisa Figueira viajou para China atendendo a uma oportunidade em sua carreira acadêmica e lá irá morar até o final de 2013 para lecionar em uma universidade.

Além de uma das pessoas que praticam Kyudo há mais tempo no país, Elisa-sempai foi uma das fundadoras do Kyudo no Brasil e junto com Yanai-sensei construiu todo o esforço para o surgimento Projeto Kyudo que visa a criação de uma Federação Nacional desta arte marcial. Ela também é a atual vice presidente da Associação de Kyudo do Rio de Janeiro (AKYRJ).

Além de reunir as pessoas interessadas em Kyudo no país, Elisa-sempai organizou boa parte do conhecimento sobre a arte marcial (e que usamos até hoje) e ajudou em diversas traduções; participou com Yanai-sensei de Workshops em Brasília e Fortaleza. Apresentou uma palestra sobre o tema na UERJ. Nos dois Pan Americanos (em 2011 e 2012) nos EUA, além de praticante, ela atuou como interprete para a delegação brasileira.

Sua saída já faz uma grande falta em todos os praticantes de Kyudo do Rio de Janeiro que sem os seus constantes sermões ficaram preguiçosos!  😛

Aguardamos o seu retorno ansiosos.

Publicado por

Igor Prata

Analista de Segurança e Kyudoca desde 2008

2 comentários sobre “Elisa-sempai se despede do Brasil… por um tempo”

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil