Hyodo-san em uchiokoshi

Fotos do último treino do ano

Hyodo-san em uchiokoshiNo dia 17 de Dezembro de 2011 a turma de praticantes de Kyudo carioca realizou no Club Municipal do Rio de Janeiro o treino formal de encerramento das atividades do grupo para o ano.

Obviamente que alguns ainda continuaram treinando enquanto outros aproveitaram o recesso para descansar e resolver questões pessoais. Porém, o treino de encerramento assim como o primeiro treino do ano já se tornaram parte figurante de nosso calendário de atividades e recomendamos a todos os grupos brasileiros que realizem eventos especiais como estes de modo a aumentar o laço entre praticantes e possibilitar que ex-praticantes possam sentir mais um vez o gosto do Kyudo. Sem falar que pode ser uma boa ocasião para demonstrações públicas e chamar novos membros.

Monomi by Rafael Ramos da Costa (rrcosta)) on 500px.com
Monomi 2 by Rafael Ramos da Costa (rrcosta)) on 500px.com

No evento do Rio de Janeiro estiveram presentes Yanai-sensei, Hyodo-san, Elisa-sempai, Igor Prata, Rafael Ramos, Eugenia Seize, Walter, convidados e diversos curiosos. Praticamos de manhã até o final da tarde quando, após arrumarmos o dojo, Eugenia Seize conduziu o encerramento formal através de uma cerimonia de shugendo.

Apesar do Kyudo no Brasil não ser atrelado a nenhuma pratica religiosa específica, no Japão diversas escolas de budismo e shintoismo utilizam o tradicional arco como artefato cerimonial em alguns rituais, provando o quão enraizado estão os elementos do Kyudo na cultura nipônica.

Abaixo está um slide show das minhas fotos no Picasa e a foto principal do post é de autoria de Rafael Ramos.

Publicado por

Igor Prata

Analista de Segurança e Kyudoca desde 2008

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil