Grande seminário II: programação

Finalmente o SP Shimbun colocou a programação no site… mas em japonês. ^^;
(quem quiser dar uma olhada fique previnido de que o google classificou o site como perigoso, mas nada aconteceu com meu pc)

Então, pelo que li:

A delegação de Budô (artes marciais) chega dia 6 em São Paulo e, no dia seguinte, sexta-feira DIA 7, das 19h às 21:30h participará da cerimônia de abertura na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. Será a abertura do “Seminário de Budô” com palestra sobre a técnica e a “mente” nas artes marciais japonesas.

Haverá uma saudação inicial do presidente da Associação Japonesa de Budô e, em seguida, uma palestra do professor da Universidade Japonesa de Budô e judoca Katsuhiko Kashiwazaki, intitulada “A história e o espírito do budô”. Na seqüência, sob o título de “Em busca do coração da técnica escondida no budô” (ou algo assim… ^^;), haverá a apresentação e explicação das 12 artes diferentes participantes do Seminário. A cerimônia ocorrerá em japonês e português.

NO DIA 9, as atividades de apresentação, prática, conversa e workshops ocorrem desde de manhã no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Rua Abílio Soares, nº 1300), dentro do Parque Ibirapuera. Todas as atividades serão orientadas por mestres de alto nível (7 e 8 dan, se não me engano).

As apresentações intercaladas das várias artes, voltadas para praticantes e outros interessados em geral, começam às 10:30 h e seguem até 13h na seguinte ordem:

    ♥ 10:30 h ~11:30 h: judô, KYUDÔ, naginata, jukendô, shojitsukenn rikataitiryu kattchubattojutsu (um estilo de arte com espada que se pratica com armadura e elmo) e arakiryu (uma antiga técnica voltada mais para a defesa que para o ataque).

    11:30 h ~12:30 h: kendô, sumô, aikidô, shorinji kempô, motobudontei (uma técnica de karatê de Okinawa para capturar o inimigo sem feri-lo).

    12:30 h ~13h: karatê.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, começam os exercícios, que seguem até às 17 horas. A ordem é a seguinte:

    KYUDÔ,
    kobudô (3 estilos),
    jukendô,
    aikidô,
    naginata,
    kendô,
    judô,
    shorinji kempô,
    karatê,
    sumô.

Por último, haverá workshops abertos à participação de qualquer um, das 17 às 18 horas.

Além disso, tanto a palestra do dia 7 como os eventos do dia 9 têm entrada franca.
(1) shojitsukenn rikataitiryu kattchubattojutsu, (2) shorinji kempô, (3) sumô

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

2 comentários sobre “Grande seminário II: programação”

  1. Prezada Elisa,

    Parabéns pela iniciativa de sue projeto. Uma bela e importante empreitada. Fico feliz de ver os bons resultados que já alcançaram nesta curat caminhada. Gostaria de lhe pedir uma informaçào, você tem notícia de algum grupo de Kyudo em São Paulo – Capital? Lhe agradeço se puder me retornar. Atenciosamente, Daniel Brandão.

  2. Oi Daniel,

    graças ao Seminário pude ter certeza absoluta de algo de que já tinha (bastante) certeza: não há grupos praticando kyudo em São Paulo — nem provavelmente em outro lugar do país, já que Yanai-sensei e eu fomos os únicos praticantes a aparecer para conversar com os senseis!!!

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil