Kyudo em Brasília, 2 anos de luta

Logotipo Kyudo Kai DFBrasília mais uma vez mostrou ser um terra fértil e promissora para artes marciais. Uma delas tem sido o Kyudo. De forma muito intensa e rotineira um pequeno grupo mantém treinos regulares há dois anos. Desde os primeiros contatos de Senpai Ricardo Lopes (DF) com Yanai Sensei (RJ), viabilizando o I Workshop de Kyudo do Distrito Federal, conseguimos concretizar outros eventos: workshops, treinos intensivos, encontros marcantes. Grupo conciso, forte e com as experiências de outras artes marciais, cada um tem contribuído para o crescimento do Kyudo brasiliense e brasileiro.

Temos praticantes e ex-praticantes de artes marciais como o Kenjutsu, Ninjutsu, Judô e Aikido e outros que já treinaram conosco vieram de outras artes como o Karatê, por exemplo. Enfim, essas diferenças estão sendo muito bem utilizadas pelo grupo que se aprimora na prática rotineira do arco e flecha tradicional japonês. Ainda somos uma promessa, uma sementinha que vem crescendo. Em breve receberemos o II Seminário Brasileiro de Kyudo com a vinda de Yoshiko Buchanan Sensei e a euforia (com responsabilidade) tem sido grande. Torcemos para que os demais colegas praticantes de Kyudo de outros estados, em especial do Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e Paraná, venham participar conosco desse momento histórico para o Kyudo brasileiro. Também deveremos receber colegas de outros países como Colômbia, Argentina e Equador.

Nesse momento, só lembramos de agradecer todo o empenho que Yanai Sensei vem tendo para conosco. Que a vinda de Yoshiko Sensei reforce ainda mais esse laço entre Brasil-EUA-Japão.

Que venham os próximos anos, que venham os próximos makiwaras e matôs! Nosso profundo agradecimento a Yanai Sensei e Yoshiko Sensei.

Domo arigatô gozaimashitá.

KKDF

 

Texto originalmente escrito por Everaldo Valenga Alves

Publicado por

Igor Prata

Analista de Segurança e Kyudoca desde 2008

3 comentários sobre “Kyudo em Brasília, 2 anos de luta”

  1. Gostaria de conhecer melhor essa prática do Kyudo. Conheci o uso do arco e flecha e me senti atraído para praticar. Sei que o Kyudo têm uma filosofia oriental como arte marcial e isso também me atrai, pois sempre tive vontade de estar nesse segmento. Fui praticante de Karatê quando mais jovem. Gostaria de saber se existe alguma Escola/Curso em BSB para iniciantes. Obrigado.

    1. edimilson, entre em contato com o pessoal de brasília. em junho, inclusive haverá um seminário lá que é uma ótima oportunidade para quem quiser ver ou começar a praticar! os contatos estão no menu superior, sob o link “prática”>”onde praticar”.

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil