Kyudo Kai Bahia começa em grande estilo

Participantes do I Workshop de Kyudô da Bahia

No último fim de semana, dias 15 e 16 de julho, aconteceu o I Workshop de Kyudô da Bahia, em Salvador. Na soma dos dois dias, o workshop contou com mais de quinze participantes e diversos interessados que vieram assistir do que se tratava o evento.

Para esse workshop, foram até Salvador Elisa Corrêa (4 dan) e Pedro Figueira (mudan), mas os dois puderam contar ainda com o auxílio de Nina Grillo (mudan), kyudoca que morou no Japão e começou sua pratica lá.

Boa parte do sucesso do evento deveu-se à grande campanha de divulgação feita pela organização do evento, encabeçada por João Vitor Rocha Cardial.  João, que já havia participado de alguns treinos no Rio de Janeiro, decidiu levar o kyudô para Salvador e, desde março, para conseguir mais interessados, vem divulgando o kyudô em várias mídias locais, incluindo rádio e televisão.  Confira matéria do Globo Esporte gravada dia 14 aqui: <http://globoesporte.globo.com/ba/videos/v/kyudo-salvador-recebe-workshop-do-esporte-japones-com-arco-e-flecha/6010297/>.

Para completar, o grupo fez ainda uma demonstração de tiro para Mãe Stella de Oxóssi (92 anos), no Ilê Axé Opô Afonjá, a pedido da mesma, pois o arco e a flecha são as armas desse orixá. A visita foi uma grande honraria para a comitiva da BKK, além de ter rendido belas fotos e, sem dúvida, momentos de grande troca cultural para todos.

Algumas fotos desses eventos podem ser vistas no nosso flickr: <https://flic.kr/s/aHsm11rPjR>.

Graças ao grande sucesso do workshop, o grupo já está com os próximos treinos marcados e a KKBA deve seguir firme e forte. Também já está marcado um próximo treino especial para os participantes, dessa vez com Fernanda Costa (shodan) e Pedro Figueira durante o Festival da Cultura Japonesa de Salvador, de 25 a 27 de agosto.

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil