Luto

foto do Hyodo-sensei na época em que tinha 26 anos e 3º dan.
foto do Hyodo-sensei na época em que tinha 26 anos e 3º dan.

Amigos kyudocas,

é com enorme pesar que vimos comunicar o falecimento de Takamitsu Hyodo-sensei (1936-2013), 5º dan, esta manhã no Inca. Como a maioria já deve saber, o Hyodo-sensei estava lutando já há várias semanas na CTI do hospital após passar por três cirurgias quase consecutivas.

Hyodo-sensei era uma pessoa fundamental e muito querida para a Associação Brasileira de Kyudô – BKK e, especialmente, para nós no Rio de Janeiro.
Ele começou a treinar ainda em sua juventude no Japão, quando servia na Marinha Japonesa. Ele e seus companheiros tinham um makiwara escondido no navio e assim passavam suas horas de folga. O sensei chegou a obter 5º dan antes de vir para o Brasil, na década de 70, e ter de parar de praticar. Quando soube da existência do nosso grupo no Rio – a poucos quarteirões de onde morava -, Hyodo-sensei veio logo nos visitar e a sua alegria ao pisar em nosso dojo pela primeira vez era patente. Após 40 anos de intervalo, ele finalmente pôde voltar a atirar. Ano passado participou do II Semiário Brasileiro, em Brasília, onde conseguiu, inclusive, acertar todas as flechas no pequeno torneio que fizemos. A alegria e determinação com que nos orientava nos treinos sempre foi um grande estímulo e, desde sua internação, os treinos ficaram mais desanimados, algo que agora precisaremos reverter sem sua volta. Mesmo já estando com 76 anos, o sensei era muito forte. Todos esperávamos que conseguisse superar mais essa dificuldade, o que infelizmente não aconteceu. A falta que ele nos fará no dojo é algo que apenas os que tiveram o prazer de conhecê-lo, treinar com ele e comer frango com ele saberão. Sem dúvida perdemos um grande amigo e mestre!
Editado: a cremação irá acontecer dia 3 de outubro na Santa Casa do Cemitério do Caju, das 9:30 às 10:30.

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

2 comentários sobre “Luto”

  1. Muito obrigado. Pude sentir como meu Pai foi e é querido por todos vocês.
    Mais uma vez, muito obrigado.

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil