Projeto de Lei quer regulamentar a prática de kyudô e a de outras artes marciais

Para quem não sabe, há um projeto de lei (PL) tentando regulamentar a instrução de artes marciais e lutas… como se as duas práticas fossem a mesma coisa, inclusive… colocando tudo sob a alçada dos profissionais de educação física.

Já de começo, essa PL gera problemas na maneira como funcionam as artes marciais japonesas tradicionais, como o kyudô, em que a prática e seu ensino são filantrópicos, sem fins lucrativos, e nas quais tanto praticantes quanto instrutores possuem outras profissões fora do dojo.

Entendemos que o fato de não sermos profissionais não nos exime de responsabilidade quanto à qualidade do que ensinamos e, em especial, quanto à segurança dos praticantes. Contudo, condicionar os valores filosófico, culturais e morais do kyudô ao jugo monetário burocrático da legislação e do ConFEF não condiz com nossas crenças sobre a prática do kyudô.

Nesse sentido, nos colocamos formalmente contra tal projeto de lei e nos alinhamos com praticantes de outras artes marciais japonesas no sentido de tentar impedi-lo em sua forma atual.

Mais informações sobre o projeto e uma tentativa de aglutinação de outros praticantes está sendo organizada na iniciativa “artes marciais livres”.

Para ver diretamente a documentação do processo na Câmara dos Deputados.

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

Um comentário sobre “Projeto de Lei quer regulamentar a prática de kyudô e a de outras artes marciais”

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil