Procura-se 弓道場

É uma grande felicidade que tantas pessoas continuem escrevendo, procurando saber notícias de quando começarão as aulas… Lamentavelmente, arranjar um local para nos instalarmos, está se tornando uma missão quase impossível.
Sendo assim, resolvi postar um anúncio aqui! Vejamos se algum dos interessados consegue nos ajudar.

As condições mínimas para se tornar um local de treino básico, i.e., treino de iniciantes, é que o teto tenha 4 metros de altura e o máximo de espaço possível (para caber todo mundo sem problemas). Áreas descobertas, naturalmente, poderiam servir, mas seria muito triste que nossos treinos dependessem da metereologia, certo?
Como é preciso ficar descalço (ou de meias) o chão precisa ser limpo (ou limpável…). Além disso, havendo silêncio, tanto melhor — kyudo é uma arte intimamente ligada à meditação, ao esvaziamento da mente.

Para poder se tornar um verdadeiro dojo, ou seja, um local em que possamos atirar realmente as flechas no matô (alvo a 28 metros de distância), seria necessário um local com dimessões de, pelo menos, 32m de comprimento x 8m de largura. Nesse espaço, teríamos que criar algo mais ou menos assim:

kyudojo
(sendo possível eliminar ou reduzir algumas dessas áreas)

Além de tudo isso, por questões de praticidade, também é importante que seja um local de fácil acesso a partir do Centro do Rio.

Quem souber de algo assim… yoroshiku onegaishimasu! m(___)m

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

8 comentários sobre “Procura-se 弓道場”

  1. Olá,
    Você já deu uma olhada na quadra da Associação Nikkei?
    Outro lugar também bastante favorável e ao ar livre seria no MAM, para alguns treinos eventuais…
    Tem também o Clube Municipal deo Rio de Janeiro na Tijuca. Lá eles treinam Tiro com Arco, apesar de não conhecer o espaço, presumo que seja suficiente.
    Qualquer outra informação, no que eu puder ajudar basta entra em contato no meu email.
    Até Logo.
    R’s

  2. Sim, conhecemos o Nikkei, mas usar a quadra da escola permanentemente não é uma opção.

    O Clube Municipal tb é problemático, pois eles usam a quadra de tiro praticamente o tempo todo (de 2a. a 6a., tarde e noite)…

    Obrigada pelas sugestões de qq forma! Não vamos desanimar! 😀

  3. Olá!Eu sei que vocês acabaram de iniciar o kyudo aí no Rio,mas vocês pensam em fazer workshops em outros lugares tipo nordeste?Eu sou de Salvador e amo de paixão o kyudo se vocês pensarem futuramente abrir outras unidades abram aqui por favorrrr!
    Atenciosamente.
    João Vitor

  4. Oi João

    quando isso for possível, será um prazer visitá-lo! (afinal, nunca estive em Salvador! ;))
    mas vc conhece kyudo de onde? já praticou?

    um abraço!

  5. Elisa,
    Local para treino só serve no Centro da Cidade ou próximo?
    Se não, conheço um colégio no bairro do Riachuelo (15 a 20 minutos do Centro) com espaço amplo(muito mesmo) e que provavelmente ceda o espaço a vocês.

    É o colegio Salesiano. Tente conversar com eles lá. Sei que eles já cederam espaço no passado para artes como; judo, karate, kung fu, tae kwon do etc.

    Até Logo,
    R’s

  6. Elisa eu nunca fiz Kyudo,eu faço kenjutso e jojutso mas foi por um acaso que eu conheci o Kyudo….mas eu sempre fui apaixonado pelo arco e flecha.Eu achei um homem que treina arco e flecha no prédio de minha tia,e ele disse-me que quando eu quisesse eu poderia treinar com ele,eu tenho um pouco de medo porque acho que ele treina mais um estilo europeu(não sei se há diferença)
    mas eu tenho a maior vontade de treinar com ele.O meu medo(para que fique claro)é aprender um jeito europeizado e quando for treinar o japonês eu não pegar aquela “manha” do estilo mas enfim,vai ser um prazer enorme receb~e-los aqui em Salvador,o que não falta é espaço.Me diz,eu lendo um pouco sobre o assunto vi que vamos graduando.Hexiste diferenças em posturas quando graduamos e qual é a graduação da senhora?!
    Grande abraço!

  7. Para R. = obrigada pela sugestão! Está anotada.

    Para João Vitor = realmente o estilo ocidental de arco-e-flecha não tem muito (ou nada) a ver com kyudo… a começar pelo arco. Se você puder ler um pouco do post anterior (sobre materiais de treino) verá isso. Quanto ao preço, no inicio não é caro pq não precisa de muito material, mas, realmente, se vc quiser comprar o arco e mesmo a luva de couro… bem, aí fica carinho… até porque não há local no Brasil onde se possa comprar essas coisas.
    Mas não desanime antes de começar! 🙂 dá pra ir juntando dinheiro até lá… 😀

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil