Seminário da Nippon Budokan

Enfim, notícias do seminário! e fotos!

como já tinha falado, tinha gente de 12 artes diferentes, mas aqui colocarei apenas as coisas referentes ao kyudo.

Vieram seis mestres de alto dan e muitíssimo gentis! Eles orientaram um treino nosso no sábado e, no fim, ainda nos doaram arcos e flechas para incentivar nossa Associação!!! (^^)b

A cerimônia que demostraram lá no domingo, é a chamada “sharei”. Copio abaixo o texto de apresentação do sharei, feito e lido na hora pelo pessoal do São Paulo Shimbun:

“Sharei” é um ritual tradicionalmente realizado nas celebrações religiosas, cerimônias e outros momentos solenes com vestimentas típicas da época, respeitando as normas e etiquetas. Antigamente ocorria em locais abertos, em dias claros.

“A flecha começa com respeito e termina com respeito”, diz o lema. Isso se percebe no comportamento de respeito ao local, ao momento e à posição, mas, mais que tudo, deve haver harmonia a flecha e o respeito, pois o verdadeiro sentido do kyudo é demonstrar a pureza numa única atirada da flecha.

O arco era tido desde antigüidade, como símbolo para aprimorar a personalidade, consolidar a família e governar o Estado.

Desta maneira, no kyudo se dá muita importância ao sentido espiritual. Empenhar-se na demonstração da pureza, do respeito e também da beleza da harmonia através do disparo da flecha são os princípios que continuam a reger o kyudo.

Ao mesmo tempo em que o “Sharei” é baseado nesse conceito tradicional, demonstra também a ação, a norma e a técnica do kyudo.

O ritual que vamos mostrar hoje é o “Hitotsumato Zasharei”. É uma forma de atirar a flecha por 3 atiradores, é o ritual que se realiza nos dias comemorativos. É um ritual muito importante pelo fato da participação de grande número de atiradores.

Abaixo a foto, tb do SP Shimbun, do ensaio para a presentação:
Sharei2
da esquerda para a direita, os senseis Nobukuni (7º dan), Shohoji (7º), Nagoshi (8º), Okita (8º), Toyoyama (7º), Tossa (7º) – todos também são kyoshi (um grau especial para “professores”)!
Shohoji-sensei foi o campeão do campeonato invidual da ANKY do ano passado e o Tossa-sensei o deste ano.

Para quem quiser ver mais fotos, veja nosso álbum clicando abaixo:

Nippon Budokai: Demostração de artes marciais do Japão

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil