Seminário Pan-Americano de Kyudô 2013

Os senseis (sentados): Sakuma, Hayashi e Sawada. Nós: Bhering, Paula, Luciano, Leandro, José Arenas, Elisa, Igor, Ian e Bruno
Os senseis (sentados): Sakuma, Hayashi e Sawada. Nós: Bhering, Paula, Luciano, Leandro, José Arenas, Elisa, Igor, Ian e Bruno

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na Carolina do Sul, EUA, aconteceu mais uma edição do Seminário Pan-Americano de Kyudô. Desta vez o evento foi organizado pela Federação de Kyudô da Carolina do Sul, com apoio da AKR (Federação de Kyudô dos EUA) e da IKYF (Federação Internacional de Kyudô). O seminário contou com mais de cem participantes, representando seis países diferentes: Argentina, Brasil, Panamá, México, EUA e Canadá.

Para nós que fomos do Brasil – como para todos os outros, acredito -, participar desses seminários é sempre um grande prazer e uma oportunidade ímpar de treino, pois todos os instrutores estão entre os mais prestigiados mestres de kyudô do Japão. O tanto que aprendemos naqueles 3 dias de treino (e durante o exame também!) é incomparável.

Além disso, como também é atestado pelos recentes workshops que Yanai sensei fez no Paraguai, é importante destacar o crescimento da presença do kyudô na América Latina. Este ano, pela primeira vez, o seminário contou com representantes do Panamá! E um dos nossos companheiros, José Arenas, que em breve se mudará para a Colômbia, avisou que quer continuar praticando por lá. (^_^)v

Ver esse crescimento fantástico do kyudô é a melhor recompensa para nós que tanto nos dedicamos a esta arte e o verdadeiro motivo para darmos parabéns a todos os kyudocas brasileiros e latino-americanos que foram ao seminário deste ano. Independente de exames e graus, todos sabemos o quanto temos nos esforçado!

Outra notícia importante que tivemos foi sobre o II Seminário Mundial de Kyudô, em Paris, na França. Justamente por conta do Mundial, ano que vem não haverá seminário nos EUA. Por enquanto, as únicas datas confirmadas são os dias do campeonato, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho. Aguardem mais informações por aqui!

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

2 comentários sobre “Seminário Pan-Americano de Kyudô 2013”

  1. Elisa,
    te felicito por el excelente sitio web que segurmente vos mantenes. Estoy practicando diariamente en mi popio dojo con estilo japones. Nos veremos el 12 de octubre en Buenos Aires. Saludos a todos los amios de Brasil.

    Quero parabenizá-lo pelo excelente site que você mantenes segurmente. Estou praticando diariamente em meu popio dojo estilo japonês. Vejo você em 12 de outubro, em Buenos Aires. Amios Saudações a todos do Brasil.

    1. Oi Osvaldo!

      tudo bom!? obrigada pelos elogios! Fico feliz em saber que você também estará em Buenos Aires mês que vem! Nos veremos em breve, então! Até logo e saudações para todos aí de Bariloche!

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil