Série Kyohon: largada!

Enquanto aguardamos fotos de mais um – muito bem-sucedido!!! – workshop em Fortaleza e notícias de novos eventos, damos início uma série de posts com informações sobre o exame de grau… Como alguns de nós vai participar do Seminário Americano 2011 em agosto, é preciso estudar! (^_^)v

Neste primeiro post, a nossa a fonte será o site Kyudo Project Incorporate, de E. Clay Buchanan, mas as informações foram retiradas do livro base do kyudô – o Kyudo Kyohon da ZNKR (=ANKF) e traduzidas pela Yoshiko-sensei.

Enfim, daremos a fonte conforme a ocasião! 🙂

=================================================================

Parâmetros para o Teste de Grau
(KK, v.1, p. 201-2)

Grau .:. Requisitos

3º kyu: Demonstrar que consegue executar os movimentos básicos e manusear o equipamento com certo grau de habilidade, demonstrando que vem treinando sistematicamente.

2º kyu: Demonstrar que já avançou em relação ao 3º kyu.

1º kyu: Ser capaz de realizar corretamente a movimentação formal (taihai) e a forma do tiro (shaho hassetsu) em seus pontos principais.

1º dan (shodan): Ser capaz de realizar a movimentação formal (taihai) e a forma do tiro (shaho hassetsu) corretamente. O vôo da das flechas deve ser consistente, e não errático.

2º dan: Tanto a forma do tiro quanto dos movimentos (taihai) devem estar bem arranjadas, e o tiro deve demonstrar vitalidade e expressividade na técnica. É preciso que haja menos incerteza no vôo das flechas.

3º dan: A forma deve estar consistentemente desenvolvida, o taihai deve ser firme e calmo, a respiração regular, a execução do shaho hassetsu deve seguir os princípios corretos e devem voar retas e com boa pontaria.

4º dan: Além dos requisitos para 3º dan, a respiração deve ser correta, o hanare deve ser vigoroso e a pontaria consistente.

5º dan: A forma e técnica de tiro e o método de movimentação devem estar de acordo com os princípios corretos, com indicações de shahin no tiro (i.e. dignidade, qualidade e elegância) – demonstrando, em especial, refinamento ao atirar.

6º dan: Demonstrar excelência na técnica e um refinamento óbvio e impactante.

7º dan: Ter feito da forma, da técnica e do taihai parte de seu próprio modo de se expressar, possuindo um alto grau de shahin e tendo, portanto, atingido o grau de expert.

8º dan: Habilidade técnica perfeita (madura), shahin refinado e elegante. Ter dominado os mistérios da arte de atirar com o arco.

9º dan: Perceber a verdade do kyudô.

10º dan

dúvidas? comentários? deixe um post! (^_^)v

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil