Entrega do diploma de Shodan ao Luciano Nishikawa

Na Inciativa Brasil Kyudo Kai (BKK) gostamos de divulgar a evolução dos praticantes de Kyudo em nosso país. Uma forma de prestigiar o esforço pessoal do aluno e mostrar que, como um todo, a prática desta arte marcial está se fortalecendo no Brasil.

Entrega de certificado de Shodan do Luciano (2) Entrega de certificado de Shodan do Luciano (1)Durante o 3º Seminário Mundial de Kyudo em Paris, em julho de 2014, o praticante (e responsável pelas práticas na capital Paulista), Luciano Nishikawa, conseguiu o 1º Dan em Kyudo. Este foi um grande feito: num dos maiores eventos de Kyudo já realizados no mundo onde a pressão e as exigências foram muito acima do esperado.

 

Todos os certificados oficiais da Federação Internacional de Kyudo (IKYF) são enviado para o Brasil ao responsável pela prática no País. Em fevereiro de 2015, Nobuo Yanai-sensei aproveitou uma visita que fez à São Paulo para entregar pessoalmente o certificado de Shodan ao Luciano Nishikawa.

Damos os nossos parabéns ao Luciano e ao seu excelente esforço em conduzir os treinos regularmente em São Paulo, e por ter conseguido subir de nível em Paris. Acreditamos que este é apenas o primeiro de muitos “dans” que ele conquistará ele! 🙂

É sempre importante entender as dificuldades que um praticante de Kyudo no Brasil passa para conseguir progredir em seus exames de graduação. Atualmente, nenhum exame oficial de Kyudo pela IKYF é realizado na América Latina, forçando o estudante que desejar realizar um exame a viajar para longe: aos EUA, à Europa ou ao Japão, e ainda utilizando os seus próprios recursos para isso. Além do mais, as provas são um evento raro no ocidente, acontecendo apenas uma vez por ano nos EUA (organizado pela AKR) e em algum país europeu (pela EKF), geralmente em Julho. Os custos e a logística necessária para realizar provas fora de seu país são apenas alguns aspectos, já que o lado emotivo do aluno também deve ser reforçado ao praticar num evento geralmente grande e longe de casa.

Desejamos a todos que percorrem este caminho muita a força!

– Parabéns ao Luciano e à KKSP por esta conquista!

 

Publicado por

Igor Prata

Analista de Segurança e Kyudoca desde 2008

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil