Treino especial em Ponta Grossa!

Rene e Everaldo na ACEC
Rene e Everaldo na ACEC

O kyudô do Paraná teve um treino especial, ocorrido na cidade de Castro – PR, no último dia 17 de abril. Após o IV Seminário Brasileiro de Kyudô, ocorrido no mês de março em Porto Alegre, os kyudocas Everaldo Valenga (shodan), de Brasília – DF, e Rene Sperafico Guimarães, de Ponta Grossa – PR, combinaram um treino especial, aproveitando que o Everaldo estaria visitando seus familiares na cidade histórica de Castro, referência no caminho das Tropas – Viamão / Sorocaba.

O treino ocorreu na manhã do dia 17 de abril, na sede da Associação Cultural e Esportiva de Castro- ACEC, que congrega os descendentes de japoneses, e possibilitou a troca de experiência entre o kyudô do Distrito Federal com a turma iniciante do kyudô paranaense.

Com a coordenação do senpai Everaldo, aproveitou-se para colocar em prática os ensinamentos que Yoshiko Sensei ministrou em Porto Alegre, tais como postura de tiro e caminhada. Os alunos também puderam observar a estrutura de um treino, seus passos e intensidade, para que se possa padronizar um treino formal de acordo com as prerrogativas da BKK.

Além de treinar-se o hassetsu, os alunos de Castro participantes do treino também foram brindados com uma demonstração de tiro em matô realizada pelo Everaldo e pelo Rene.

Para mais fotos desse dia veja nossa álbum do flickr!

Segundo o pessoal da Ponta Grossa Kyudo Kai, a vinda de senpai Everaldo foi um grande presente. A BKK espera que o grupo paranaense cresça e se fortaleça para que possamos ampliar o kyudô no Brasil. Outros encontros como esse serão sempre bem-vindos!

Participantes do treino especial em Ponta Grossa!
Participantes do treino especial em Ponta Grossa!

Publicado por

Elisa

kyudoca desde 2006

Deixe o seu comentário na página Kyudo Kai Brasil